Qual é a política de segurança no trabalho da sua empresa?

Esta é uma pergunta que todos os funcionários de todas empresas não importa o tamanho, desde uma lanchonete com um funcionário até uma multinacional deve saber responder, o que fazer para que esta empresa tenha seus riscos dimensionados e assim adotar a política adequada?

Quando falamos de riscos temos um amplo entendimento. Neste artigo estamos nos referindo aos riscos que processos trabalhistas causam nas empresas, podemos encontra-lo nos locais menos prováveis como em uma sala de escritório por exemplo, e que podem causar até o fechamento prematuro de empresas por falhas na previsão dos riscos inerentes a todo o processo.

Não estamos falando apenas do risco de alguém se machucar dentro de seu estabelecimento, estou chamando a atenção para as doenças ocupacionais causadas por processos ineficientes. Os colaboradores podem ser protegidos com antecipação das possíveis falhas que possam existir ao longo do processo.

Com uma avaliação dos riscos podemos mapear possíveis falhas que podem causar prejuízos financeiros ordenando em ordem de prioridade e, assim conseguiremos uma maior contundência nas ações.  

É recomendável que exista um sistema de auditoria externa para que os resultados obtidos sejam solucionados antecipadamente para evitar futuros processos trabalhistas e afastamentos, conseguindo assim ter uma satisfação do empregado com as medidas adotadas pela empresa. Além da redução dos custos com o absenteísmo que são gerados somente com os afastamentos médicos e que podem ser reduzidos ao conscientizar todos que as medidas são para proteger a integridade física dos envolvidos.

Toda ação corretiva ou preventiva também deve ser analisada para evitar que causem novos riscos ou prejuízos, buscando uma otimização dos processos produtivos aumentando a produtividade. Não podemos atuar de forma reativa, pois desta forma não conseguimos apresentar resultados positivos.

Nossos profissionais estão capacitados a identificar os riscos existentes e com isso conseguir com que sua empresa não tenha custo adicional ao longo de sua vida, causando um ferimento na saúde financeira de seu negócio com um passivo trabalhista astronômico, como uma autuação proibitiva ou a perda de credibilidade da marca por um acidente de grande repercussão. Medidas simples na maioria das vezes demandam um custo extremamente pequeno ou apenas uma mudança de comportamento podem fazer a diferença entre uma empresa prosperar ou falhar principalmente em seus primeiros anos de vida.

                Estamos oferecendo a oportunidade de proteger seu patrimônio de uma forma inovadora proporcionando uma visão global de sua empresa. Podemos implementar uma gestão de qualidade para empresas de todos os tamanhos.

0 comentários:

Postar um comentário